segunda-feira, 10 de julho de 2017

Vamos falar de: Contos da Academia dos Caçadores de Sombras

Contos da Academia dos Caçadores de SombrasTítulo: Contos da Academia dos Caçadores de Sombras
Autores: Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman
Editora: Galera Record
Quantidade de páginas: 504
Publicação: 2017

Sinopse: Simon não se lembra do seu passado, das aventuras que viveu ao lado dos amigos... Nem sequer sabe quem é, de fato. Então, quando a Academia de Caçadores de Sombras reabre, o rapaz mergulha nesse novo mundo, determinado a se reencontrar. Mesmo sem ter certeza de que quer voltar a ser aquele velho Simon de antes.

“Não sabia por que os livros não o ensinavam a falar de um jeito que as pessoas quisessem ouvir”

 Cassandra Clare é daquelas autoras em que a gente lê até a sua lista do supermercado e não sai decepcionado, e com os “Contos da Academia dos Caçadores de Sombras”  não foi diferente. Em 10 contos, a autora em parceria com outros 3 autores narra a difícil jornada de um aprendiz de shadowhunter.
 Simon Lewis, nosso querido ex-vampiro, é agora um aluno da Academia dos Caçadores de Sombras, e cada conto além de apresentar seu duro trajeto até a sua ascensão como um shadowhunter, revisita antigos e amados personagens de todo o universo criado pela autora, tornando a leitura das outras 3 séries lançadas até agora por ela fundamental.

“Somos o que nosso passado fez de nós [...] O acúmulo de milhares de escolhas diárias. Podemos mudar, mas jamais podemos apagar o que fomos.”

 No final de Cidade do Fogo Celestial, para salvar seus amigos de um Demônio Maior, Simon abre mão de todas as suas memórias sobre o mundo das sombras, e isso inclui as pessoas que ele conhecia e sua condição como vampiro. A única solução para se reconectar com esse mundo perdido é entrando para a nova “escola” de caçadores de sombras.
 Após toda tragédia e as inúmeras vidas perdidas no livro Cidade do Fogo Celestial, a alternativa para restaurar a sociedade shadowhunters é procurar pelo mundo Mundanos que tenham “A Visão” e que estejam dispostos a acender como um shadowhunter.

 O que Simon não esperava era a decadência em que a Academia se encontra, com sua construção caindo aos pedaços, paredes dominadas pelo lodo, banheiros que não se pode utilizar, falta de comida, uma infestação de ratos e pior do que tudo isso está o preconceito com que os nascidos shadowhunters tratam os Mundanos. Todos esses fatores contribuem para que Simon questione em vários momentos seu futuro dentro dessa sociedade.

“[...] Como podemos esperar que você acredite em alguma coisa ou em alguém, se você não acredita em si mesmo?” 

 Em meio a esse mundo que é ao mesmo tempo novo e familiar, Simon estabelece novos laços de amizade com seus companheiros de academia e restabelece laços que pareciam estar perdidos, como sua amizade por Clare e seu amor por Isabelle. E apesar de todo o trabalho duro e a confusão de seus sentimentos ele ainda encontra tempo para descobrir segredos de seu novo mundo, como a história do Herondale perdido e o que aconteceu com os irmãos Blackthorn (Arthur e Andrew) enquanto estavam presos no reino das fadas, e a origem dos Blackthorn meio fadas, Helen e Mark.

“... Te amo, não importa o que aconteça. Pessoas falam essas coisas sem pensar nas possíveis conjunturas tenebrosas ou nas condições terríveis, no mundo inteiro mudando e no amor escapando. Ninguém imaginava que seu amor seria testado e que fracassaria.”

  Como sempre Cassandra Clare criou personagens maravilhosos, e os envolveu em uma história muito bem construída que vela muito a pena ser lido.  

Por: Erika Duarte

2 comentários:

  1. Oi, Erika!
    Eu comprei esse livro para o meu filho. Ele tem a coleção quase toda da Cassandra Claire e adora essas histórias. Também quero ler quando puder!
    Abração,

    Drica.

    http://testelivroseideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Adriana.
      Tudo bom ?

      Leia sim, essa autora escreve muito bem e de um jeito nada infantil que faz com que o livro se encaixe em todas as idades. E quando ler me fale o que achou.

      Excluir