segunda-feira, 5 de junho de 2017

Vamos falar de: Quem era ela

Boa noite!
Tudo bem com vocês? Estão lendo bastante? <3

Este ano tenho me proporcionado novas experiências literárias. Estou lendo gêneros e histórias diferentes das que estou acostumada, e super recomendo que todos(as) também experimentem isto, até mesmo para conhecer outros autores que também são incríveis no seu estilo.
Não me recordo de ter lido nenhum thriller psicológico e, devido a Editora Intrínseca que me presenteou com um exemplar do livro Quem era ela em sua última sessão (para relembrar o dia ou obter mais detalhes, clique aqui), acabei tendo uma inesquecível primeira vez.




Título: Quem era ela
Autor: JP Delaney
Editora: Intrínseca
Quantidade de páginas: 336
Publicação: 2017



   








O livro intercala a narrativa entre Emma, antiga moradora da Forgate Street nº1 e Jane, que é a nova habitante do lugar. A casa, no qual as duas mulheres moraram em épocas diferentes, tem uma impecável arquitetura e é cercada de tecnologia, além do preço acessível e de ser localizada em um bairro seguro. 
Considerada uma casa perfeita em muitos aspectos, o interessado(a) a morar nela, a principio, deve responder um questionário com 35 perguntas, além, é claro, de seguir algumas regras já estipuladas: Não ter filhos, animais, livros (pois é, livros), cortinas e muitas outras normas estão presentes no contrato.

[...] Eu atraio o caos. Eu transbordo. Mas é exatamente por esse motivo que desejo fazer isso. Quero me reinventar. [...]
Pg. 26

Apesar de todos estes detalhes, Emma e Jane se interessam pela casa e, ao passar pelas primeiras etapas, são levadas até a última delas, que é passar por uma entrevista com Edward Monkford, dono e arquiteto do lugar. 
Quando passam a morar nela, as duas mulheres não imaginam o que o destino reserva para elas, e isso vai sendo revelado ao leitor sempre ao mesmo tempo, o que deixa tudo bem mais misterioso.
Por muitas vezes, a história delas são bem parecidas, principalmente quando envolve Edward. Outro ponto importante é que as duas mulheres estão fragilizadas emocionalmente (cada uma por um motivo diferente).

[...] Falar sobre nossos sentimentos de tristeza nos permite classificá-los e iniciar o processo de separar as emoções necessárias das que são destrutivas. [...]
Pg. 142

Quando Jane, a moradora atual, se muda, ela descobre que a casa está ligada à algumas tragédias, sendo a última delas envolvendo Emma. Com base em informações passadas pelas duas protagonistas, o leitor vai descobrindo quem é Edward e o porque ele é tão perfeccionista e controlador.
Uma coisa que gosto muito nos livros de suspense é esse poder que eles tem de nos fazer odiar, apaixonar e sentir pena de alguns personagens (muitas vezes esses três sentimentos envolvendo apenas um deles), e no livro de Delaney isto aconteceu muito comigo. O livro prende e desperta a curiosidade do leitor desde o primeiro capítulo, além de ter uma história muito bem construída, explicando por muitas vezes certos comportamentos humanos até pela voz de uma psicoterapeuta (Carol Younson).

[...] Estranho como a gente acha que conhece alguém e, na verdade, não conhece de fato. [...]
Pg. 162

O final para mim foi inesperado e confesso que novamente não gostei muito da finalização, justamente por achar que algumas coisas não fizeram sentido e de outras terem sido inacabadas com relação a falta de informação (principalmente com relação a alguns personagens), porém posso dizer com certeza que amei o livro! Graças ao JP, com certeza lerei mais thrillers nesse estilo.
Para finalizar, gostaria de deixar algumas perguntas para vocês presente no tal questionário. Algumas (confesso) não consegui responder. Vocês conseguiriam?
  • Sua filha está em perigo no mar. Ao ir resgatá-la, você percebe que há outras dez crianças na mesma situação. Você pode resgatar sua filha de uma vez ou voltar e pedir ajuda para o grupo inteiro, mas isso pode demorar. O que você faz?
  • Você se sacrificaria para salvar dez desconhecidos inocentes?
  • E quanto a dez mil desconhecidos?

Espero que vocês tenham gostado da postagem de hoje!
Até a próxima!
Por: Ellen Diniz  

Nenhum comentário:

Postar um comentário