terça-feira, 27 de junho de 2017

Vamos falar de: Melodia Mortal

Boa noite! <3
Como estão as leituras de vocês? 
As minha estão INCRÍVEIS! Este ano as editoras capricharam nos lançamentos né? *_*

Tive o prazer de no começo deste mês (dia 10) ouvir o Pedro Bandeira falar em um evento organizado pela livraria Fnac do Shopping Morumbi. Claro que já conhecia muitas obras dele, porém não tinha tido o prazer de ler nenhuma (e sim, eu sei que isto é uma vergonha). 
Como nunca é tarde para apreciar o que é bom, aproveitei o lançamento de seu novo livro de ficção voltado para o público adulto e adquiri o meu exemplar. 




Título: Melodia mortal
Autores: Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi
Editora: Fábrica231 (Editora Rocco)
Quantidade de páginas: 240
Publicação: 2017
Skoob













Vincenzo Bellini, Frédéric Chopin, Mozart, Tchaikovsky, Robert Schumann e Ludwig van Beethoven: Quem nunca ouviu falar em ao menos um destes grandes artistas? Todos eles foram gênios que ingressaram na música ainda jovens e que deixaram suas marcas na história com seus talentos inigualáveis.
Além da música, estes homens também tem em comum algo muito interessante: A morte de todos eles é cercada por mistérios e incertezas que até hoje são questionados por muitos estudiosos. 
Durante alguns de seus trabalhos, adivinhem quem também tem dúvidas sobre o que pode ter acontecido com estes músicos? Ninguém mais ninguém menos do que o famoso detetive Sherlock Holmes!
Como sempre os contos, que foram mantidos em segredo até então, tem como escritor e narrador o fiel amigo e parceiro de Holmes, o Dr. John H. Watson.
Encontrados e compartilhados pela Confraria dos médicos Sherlockianos, que é um grupo formado por doze especialistas renomados e bem sucedidos em suas carreiras, cada conto, após lido, é discutido e debatido por eles juntando todas as possíveis causas médicas que levaram cada um desses músicos a falecer precocemente. 
São no total seis contos e cada um deles refere-se à um músico por vez. Após serem mostrados em cada capítulo, possuem na sequência a reunião com os médicos.  

"[...] E, pelo bem ou pelo mal, é a lei que faz um país, senhor detetive inglês. [...]"
P. 136
  
Me fascina quando um livro, além de entreter, nos faz querer pesquisar e conhecer mais sobre certos assuntos.  Pedro e o Dr. Guido, além de trazer Holmes e Watson para uma obra atual e matar ao menos um pouco a saudade dos fãs, também nos enriquece com seus conhecimentos, deixando nítida a pesquisa minuciosa feita para todos os casos. É impossível não ficar curioso(a)! Por diversas vezes me vi pesquisando algo não só sobre a história dos músicos, mas também sobre certos diagnósticos médicos ----> (risos).
Também gostei bastante que, no final de cada capítulo, os autores deixam aos leitores indicações de composições, além da breve história de cada um dos artistas.

Para finalizar, além de dizer que estou encantada (o que é bem evidente), compartilho com vocês uma das frases que mais gostei no livro e que acredito que simplifica a opinião dos autores quanto aos famosos músicos que se eternizaram por meio de suas obras:

"[...] A morte de grandes compositores... - devaneou. - Acho que não é importante saber a causa de eles terem deixado de existir, meu caro Watson. O que importa para a humanidade é o privilégio de eles terem existido! [...]"
P.239 

Espero que tenham gostado! <3
Já estou me preparando para novas aventuras!
Por: Ellen Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário